Voltar para o topo

Lúpus pode afetar a saúde mental: entenda a relação

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune complexa, responsável por afetar cerca de 65 mil brasileiros, principalmente mulheres.1 Por ser uma doença em que o corpo ataca seus próprios tecidos e órgãos, pode acabar desencadeando uma série de sintomas incômodos no corpo, que também afetam as formas como nos sentimos.2


Sintomas do lúpus


Os sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) são tão diversos quanto a própria natureza da doença. Eles podem variar em intensidade de acordo com a fase de atividade ou remissão da condição. 


Áreas afetadas mais comuns e seus sinais3




Pesquisa revela que lúpus pode afetar a saúde mental4


De acordo com dados da Federação Mundial do Lúpus (WLF), uma pesquisa global envolvendo cerca de 5.000 indivíduos diagnosticados com lúpus revelou que mais de 6 em cada 10 pessoas (cerca de 61,6%) que vivem com a doença afirmam ter experimentado algum impacto psicológico significativo.


Além disso, os resultados também indicaram que 8 em cada 10 pessoas diagnosticadas expressaram interesse em participar de grupos de apoio direcionados à promoção da saúde emocional e mental.


Esses números reforçam a importância de buscar suporte para atender às necessidades emocionais das pessoas com lúpus, uma vez que os desafios associados à doença costumam ser frequentes.


Qual a relação entre o lúpus e a saúde mental?


Situações estressantes, como pressão no trabalho, conflitos familiares intensos e preocupações financeiras significativas podem acabar agravando os sintomas do lúpus, tornando esses momentos ainda mais delicados para as pessoas que vivem com a condição.5


Isso ocorre porque, em determinadas pessoas, o lúpus pode agir no sistema nervoso central, desencadeando uma grande variedade de sintomas, que vão desde alterações emocionais até mudanças repentinas no estado de ânimo.5


Estudos também indicam que o lúpus tem o potencial de afetar a clareza mental e o raciocínio, como consequências de problemas na área do pensamento ou cognitiva. No entanto, outros fatores, como cansaço e tristeza, também podem contribuir 

para essa sensação.6


Estresse, ansiedade ou depressão podem causar lúpus?


A resposta direta é não. Fatores emocionais não são a causa raiz do lúpus. A doença é causada por um comportamento anormal do organismo, e suas origens estão relacionadas a fatores genéticos, ambientais e imunológicos.2


Dicas para melhorar a saúde mental


Cuidar do bem-estar é importante para evitar crises emocionais, promovendo um estado de ânimo mais estável e uma saúde mental equilibrada na jornada com o lúpus. Você já sabe como começar?




Como ter apoio no tratamento do lúpus


A jornada com o lúpus pode ter seus altos e baixos, porém, lembre-se: você não está sozinho. O apoio é um fator fundamental - e ele vem em muitas formas. Compartilhe suas experiências e receba suporte de pessoas que enfrentam os mesmos desafios.


Além disso, não se esqueça de incluir os profissionais de saúde em sua vida, criando um plano de cuidados abrangente, tanto para a saúde física quanto emocional.


Continue acompanhando o FazBem para se informar sobre sua saúde e obter orientações sobre os melhores cuidados. Conte com a nossa rede de apoio!



Referências:


1. Conselho Nacional de Saúde (Ministério da Saúde). No dia Mundial do Lúpus, plenário do CNS traz para debate a atenção no SUS com o tratamento da doença. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/3005-no-dia-mundial-do-lupus-plenario-do-cns-traz-para-debate-a-atencao-no-sus-com-o-tratamento-da-doenca. Acesso em 5 set. de 2023.

2. Ministério da Saúde (MS). Lúpus. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/l/lupus. Acesso em 5 set. de 2023.

3. Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) - Cartilha da SBR. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/lupus-eritematoso-sistemico-les-cartilha-da-sbr/. Acesso em 5 set. de 2023.

4. World Lupus Federation (WLF). Lupus Greatly Affects Emotional and Mental Well-Being. Disponível em: https://worldlupusfederation.org/2019/05/09/lupus-greatly-affects-emotional-and-mental-well-being/. Acesso em 5 set. de 2023.

5. NERY, Fabiano Gonçalves; BORBA, Eduardo Ferreira; LOTUFO NETO, Francisco. Influência do estresse psicossocial no lúpus eritematoso sistêmico. Revista Brasileira de Reumatologia, [S.l.], v. 43, n. 2, p. 73-80, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbr/a/9FNqbJBkhmZVzcbXdwjXcHF/. Acesso em 5 set. de 2023.

6. MELO, Lucylle Fróis de; DA-SILVA, Sérgio Leme. Análise neuropsicológica de distúrbios cognitivos em pacientes com fibromialgia, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbr/a/dpS3HfgYcZWC3bk6NjkFVRR/#. Acesso em 5 set. de 2023.