Voltar para o topo

Saiba como é o tratamento para leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que atinge as células do sangue. Ela ocorre quando os glóbulos brancos (células de defesa) começam a se reproduzir de maneira descontrolada na medula óssea.1


Disso, talvez você já saiba. Mas você já tinha ouvido falar que há principalmente quatro grupos em que a doença é subdividida? Essa separação é baseada no tipo de célula afetada e na rapidez com que a doença evolui.1


Os quatro tipos de leucemias

As leucemias são agrupadas em dois grupos principais: aguda e crônica. A primeira progride rapidamente e envolve células imaturas. Já a segunda, progride lentamente e consiste em células maduras.1


Dentro desses dois grupos, há ainda 4 subtipos diferentes.1 São eles:


Leucemia mieloide aguda (LMA)2

Ela acontece nas células mieloides e tem rápida evolução. Aqui, as mutações genéticas levam à formação de blastos - nome dado a células imaturas que se multiplicam descontroladamente, prejudicando o desenvolvimento das células saudáveis. 


Como resultado, o corpo apresenta baixos níveis de células vermelhas, células brancas e plaquetas, levando a sintomas como anemia, infecções e sangramentos. 


O tratamento, geralmente, é necessário com urgência devido à velocidade de progressão da doença.


Leucemia mieloide crônica (LMC) 3

Trata-se de uma forma de leucemia de progressão lenta que, assim como a anterior, afeta as células mieloides da medula óssea. 


A LMC envolve uma produção excessiva de glóbulos brancos, resultando em um crescimento gradual das células doentes ao longo do tempo. 


Os pacientes podem experimentar sintomas como anemia, fadiga, infecções, sangramentos e outros problemas. Entretanto, é válido dizer que alguns permanecem assintomáticos, sendo a doença detectada por meio de exames de sangue de rotina.


Leucemia linfoide aguda (LLA)4

É um tipo de câncer que afeta as células-tronco na medula óssea, interrompendo a diferenciação - processo no qual as células-tronco se tornam maduras e adultas em uma medula óssea saudável. 


Como resultado, são formados linfócitos imaturos e danificados, que não amadurecem adequadamente e falham em se transformar em células sanguíneas funcionais. 


Leucemia linfoide crônica (LLC)5

A doença se desenvolve devido a uma mutação nos linfócitos, o que causa um desenvolvimento descontrolado de células brancas do sangue. 


Classificada como crônica, a LLC é caracterizada pela produção contínua de células doentes. Isso não quer dizer, entretanto, que o corpo não consiga fabricar células saudáveis. O organismo consegue e é graças a isso que a evolução da doença é mais lenta. 


Geralmente diagnosticada em pessoas com mais de 50 anos, a LLC não é hereditária, e as razões para seu surgimento ainda são desconhecidas.


Tratamentos disponíveis para leucemia

Existem diferentes tipos de tratamentos contra a leucemia, que vão variar de acordo com o tipo da doença - ou seja, se é mieloide ou linfoide e se é aguda ou crônica. Mas, de qualquer forma, as principais opções disponíveis são:  6


Quimioterapia: é uma forma de tratamento que utiliza medicamentos (quimioterápicos) para eliminar as células cancerígenas. O procedimento é geralmente dividido em ciclos, consistindo em uma fase ativa, com a aplicação dos medicamentos, e um período de descanso.6


Transplante de medula óssea: alguns pacientes podem se beneficiar do transplante de células-tronco, que objetiva curar o paciente destruindo as células do câncer na medula óssea. Antes do procedimento, utiliza-se altas doses de quimioterapia e, em seguida, as células da medula óssea são substituídas por células-tronco novas e saudáveis, que crescem e se multiplicam.6


Terapia alvo: é um tratamento que utiliza drogas para inibir a ação de enzimas, proteínas ou moléculas específicas envolvidas no crescimento e sobrevivência das células cancerígenas, minimizando os danos às células saudáveis. 6


Imunoterapia: os medicamentos imunoterápicos ajudam o próprio sistema imunológico do paciente a combater as células com câncer.6


Importante: a escolha do melhor tratamento depende de vários fatores e sempre deve ser feita por um profissional da área, combinado?


Continue acompanhando o blog do FazBem e não deixe de acessar a campanha Fevereiro Laranja em prol da conscientização da leucemia e a importância da doação de medula óssea. 


Clique aqui, cadastre-se e tenha acesso a um e-book com informações completas sobre essa condição!


Referências:

ABRALE. Saiba tudo sobre todos os tipos de Leucemias. Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/. Acesso em: 16 jan 2024.
ABRALE. O que é Leucemia Mieloide Aguda.  Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/lma/o-que-e/. Acesso em: 16 jan 2024.
ABRALE. O que é Leucemia Mieloide Crônica.  Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/lmc/o-que-e/. Acesso em: 16 jan 2024.
ABRALE. O que é Leucemia Linfoide Aguda.  Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/lla/o-que-e/. Acesso em: 16 jan 2024.
ABRALE. O que é Leucemia Linfoide Crônica.  Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/llc/o-que-e/. Acesso em: 16 jan 2024.
ABRALE. Leucemias. Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/ . Acesso em: 16 jan 2024.

BR-28005. Material disponível para todos os públicos. Jan/2024.