Voltar para o topo

Mito ou verdade: chá de alho é bom para o coração?

Quem nunca ouviu falar sobre aquela receita caseira infalível para algum problema ou dor passada no “boca a boca”?

Muitas vezes, não existe uma base ou um estudo científico para dizer se a receita vai funcionar mesmo ou não. É apenas uma “receita da avó” que funcionou com aquela pessoa, mas que pode não funcionar com você.

Por isso, é muito importante sempre ir atrás de informação antes de fazer o uso da receita ou do produto e procurar sempre a ajuda do seu médico. É ele que vai realmente dizer a você se ajuda ou não o seu problema e se ajuda a evitar algum tipo de doença.

Continue lendo para entender melhor se o alho faz bem ou não para o coração!

Conhecendo melhor o coração

Para começo de conversa, você sabe que o coração é um músculo? Pois é, ele é o músculo que trabalha mais vezes durante toda a vida. Segundo dados do Hospital do Coração, em um adulto, por exemplo, o coração pode chegar a bater em torno de 100 mil vezes por dia e bombardear mais de 9 mil litros de sangue a cada 24h.

Esse sangue bombardeado passa pela artéria e leva oxigênio, nutrientes e compostos químicos para o nosso corpo. Fazendo o caminho de volta ao coração pelas veias. Nesse processo, os produtos tóxicos são eliminados do organismo quando chegam ao pulmão.

 Leia também: O que fazer para evitar uma doença cardíaca?

 O alho é benéfico para a saúde?

O alho sempre é associado a benefícios para a saúde, desde curar um resfriado até diminuir pressão sanguínea e níveis de colesterol. O alho contém vitaminas C e B6, manganês e selênio, mas é uma substância química chamada alicina, um antioxidante responsável por seus efeitos positivos.

De qualquer forma, para você lidar com os riscos de doenças cardíacas e circulatórias, é importante pensar em sua dieta como um todo e não em um só ingrediente. Além disso, é muito importante sempre consultar o seu médico antes de sair fazendo receitar doidas da internet.

Uma boa dica para o uso seguro do alho é para adicionar sabor às refeições, mas a necessidade de aumentar o uso do sal. Além disso, o alho realmente tem propriedades anti-inflamatórias e já foi pauta em pesquisas sobre ajudar a reduzir o colesterol, a pressão arterial e o açúcar no sangue.

Mas há um problema: normalmente, esses efeitos são observados quando doses suplementares bastante altas de alho em pó são administradas.

Porém, não é recomendável tomar um suplemento de alho sem auxílio de um médico, se existem situações em que o alho pode e deve ser indicado isso deve ser esclarecido durante a sua consulta.

O chá de alho é benéfico para o coração?

Como nós sempre recomendamos aqui, nenhuma receita caseira encontrada na internet deve ser levada a sério sem consulta médica.

Pode ser que a pessoa tenha o mesmo diagnóstico que o seu, mas o seu organismo é diferente do dela. O seu tratamento pode ser parecido, mas nunca será igual, porque cada caso é um caso e cada corpo reage de um a jeito sob medicamentos, dietas e estilo de vida.

Apesar do alho ter várias vitaminas e diversos benefícios a saúde, além de ser um tempero incrível para os preparos de alimentos, seu consumo deve ser estabelecido por um médico.

Os estudos sobre sua ação no controle da pressão arterial ainda não são conclusivos.

A hipertensão é uma doença que precisa ser tratada com cuidado e alguns fatores que comprovadamente contribuem para o aparecimento da pressão alta devem ser modificados.

 Leia também: Hipertensão é coisa séria? Tudo que você precisa saber

 Por isso, antes de tudo, entenda o seu diagnostico, o seu tratamento etc., não tem problema incluir o alho na alimentação como um tempero, mas não tente fazer o consumo dele para outros fins sem consultar o seu médico antes. Apesar de ser benéfico, nenhuma forma de automedicação é recomendada, mesmo que seja natural.

 

 

 

 
Referências:
https://hospitaldocoracaoal.com.br/dicas-de-saude/205/11-curiosidades-que-vao-fazer-voce-conhecer-melhor-o-seu-coracao
http://www.afecc.org.br/noticia/mito-ou-verdade
https://www.heart.org/en/news/2021/04/19/sorting-folklore-from-fact-on-the-health-benefits-of-garlic
https://www.bhf.org.uk/informationsupport/heart-matters-magazine/nutrition/ask-the-expert/garlic
BR-13274. Material destinado a pacientes. Jun/2021
 

Matérias Relacionadas

Veja todos